Copo de uísque

Um Cara Que Não Presta

Segue a descrição plagiada de um site: "O Cara Que Não Presta ao qual me refiro é aquele desgraçado que é inteligente, engraçado, divertido, culto, acha futebol um saco e nunca fala sobre carros. De preferência, ele nem sabe dirigir."

Tinhamos 15 anos, alguns já com 16. Estudávamos num colégio estadual, e a maioria era classe média baixa ou pobre. Nessa época tinhamos projetos e um deles rendeu uma rifa. Essa rifa, passamos de casa em casa vendendo. A cidade era pequena, formamos pequenos grupos de três. A vontade de dar certo o projeto era imensa. Todos dariam suas almas por aquilo, éramos jovens. Aí mora o perigo, sempre há alguém querendo se aproveitar de quem quer se doar.

- Bom dia...
- O que vocês querem? - o velho homem, de camisa aberta e colares grossos de ouro veio ao nosso encontro.
- Sr, somos do Colégio Inocência X e estamos vendendo uma rifa para ajudar com nosso projeto. Com ela concorre a...
- E o que eu ganho com isso? - interpelou o senhor, mostrando o dentre canino dourado.
- Como estava dizendo - emendou a guria - você concorre a um DVD e uma...
- Calma menininha. Estou perguntando: quantos votos eu ganho com isso? - disse o velho já tirando um monte de santinhos e jogando em nossas mãos.
- Se depender de mim, nenhum! - eu disse recusando o santinho.
Todos me olharam e eu só fitava aquele velho safado e sentia minha bilis subir pela garganta. Não entendia porque tinha dito aquilo, mas não me arrependia.
- Veja bem - disse ele - como podem ver eu não sou qualquer um. Meu pai já fez muito por essa cidade, tanto que o nome dele é o mesmo desta rua. Estou vendo que vocês têm idade e já votam. Então, eu proponho que cada voto que vocês me garantirem eu compro uma rifa.
O sangue fervia mas eu me fiz calmo, e deixei que as decisões ficassem por meus amigos, mas era claro que aquilo estava errado. A guria, tomou a frente e perguntou:
- Mas as eleições são depois. Como podemos garantir agora?
- Vocês me dão algum documento, e eu dou o dinheiro das rifas. Se eu ganhar, devolvo os documentos de vocês.
Meus dois amigos se entreolharam, a menina me perguntou o que deviamos fazer. Eu, peguei alguns santinhos da mão do homem, as rifas, e enfiei tudo(exceto um santinho) no bolso. Olhei então ao santinho.
- Nós vamos embora. E espero, sinceramente, que o senhor perca a eleição.
No final, ele perdeu...

Estamos em ano de eleições. Vereadores e prefeitos serão escolhidos, pessoas que vivem ao nosso lado. Esse FDP senhor morava a menos de 10 quadras do Colégio. E vários, por estar ao seu lado, pensam que podem comprar ou manipular seu voto. Prestem atenção. Votem em quem quiser, mas sem se corromper....